CENA I
CENA II
Bem-vindos ao blog da comunidade juvenil de Xique-Xique!!! Aqui estão postadas todas as atividades desenvolvidas no Projovem Adolescente do CRAS II, a partir do ano de 2010. Deixe seus comentários e faça parte dessa familias, dando sugestões e apoios necessários para o melhor andamento dos coletivos de Xique-Xique
CENA I
CENA II
* Preparativos para o encerramento da etapa do Projovem. Nessa fase de conclusão da etapa do Projovem, serão realizadas atividades lúdicas, dinâmicas passadas anteriormente, festa de encerramento e um registro de um memorial das atividades realizadas em todo ano.
- no decorrer dos encontros serão intercalados momentos de recordação das atividades realizadas durante o ano com as brincadeiras de descontração e lazer. Assim, cada aluno registrará de forma oral e também escrita o resumo do que foi trabalhado. Para cada dia especifico do encontro, escolheremos um assunto para que seja relembrado. Por exemplo: 1° dia, falar sobre os temas trabalhados sobre o trabalho; 2° dia, falar sobre os temas trabalhados sobre Saúde, 3° dia, falar sobre os temas trabalhados sobre Meio Ambiente.
- Cada dia, depois de cumprido a tarefa de registrar o memorial, seguirá as dinâmicas.
* festa de encerramento. Os jovens utilizarão da cozinha do CRAS, tendo o direito de fazer o bolo e preparar a festa de despedida. Assim, bolas de assopro, refrigerantes, pipoca, outras guloseimas, som, muita música e dança serão incluídos para completar a alegria da festa.
- Obs.: Está a combinar o dia da entrega dos certificados de conclusão da primeira etapa do Projovem.
Obs: as atividades descritas acima estão sendo propostas para o primeiro ciclo de 2009, com base no caderno do Orientador Social para o percurso Socioeducativo. Fica ciente de que esse plano poderá ser alterado conforme haja necessário, levando-se, primeiro, em consideração a distribuição da carga horária para esse fim, aqui no Centro de Referência. Sendo inadequado o tempo, as atividades serão estendidas ou sintetizadas para melhores resultados em cada percurso. As demais atividades do ciclo que respondem aos percursos do Projovem serão elaboradas posteriormente.
* Estudo sobre a Violência Sexual contra o Adolescente. Aqui serão abordados um conteúdo muito publicado em telejornais e revistas, mas que agora estarão sendo debatidos entre o grupo. Dentre os temas estarão sendo propostos: Abuso sexual intrafamiliar, e Exploração sexual e comercial.
- baseado na cartilha da Deputada Federal Maria do Rosário, lançado em 2003, as discussões transcorrerão da seguinte forma:
- Serão distribuídos copias de trechos da cartilha para cada jovem, onde será lido integralmente todas as definições e comentários lá escritos, tendo em vista que o conteúdo é bem didático e de fácil compreensão.
- a seguinte tarefa: Após a leitura e discussão do conteúdo, inicia-se a divisão dos grupos que explorarão o conteúdo de forma mais contundente possível, de acordo com suas experiências, conhecimentos. Dessa forma, todas cumprirão a tarefa de socializar suas depreensões sobre o tema. Assim o grupo I ficará com a temática: Exploração Sexual Intrafamiliar e as ações que configuram esse abuso; o grupo II: Exploração Sexual Comercial e as ações que configuram esse abuso; Grupo III: Quem são os abusadores e quem são os exploradores? E Grupo IV: Quais os tipos de abuso sexual e quem são as vitimas dessas duas formas de abuso.
- as apresentações se darão em:
Ficará a critério do grupo eleger uma ou mais formas de exposição da atividade.
* Gravidez na adolescência. Esse ponto chave do planejamento vem complementar, ou ainda, continuar a discussão frente à temática da sexualidade. Nesse caso, seguir-se-á uma dinâmica de auto-policiamento do jovem.
- será distribuído para a turma um texto que resume a problemática da gravidez precoce, em que se discorre a definição e a problematização do tema, além de noções de como evitar.
- segue-se a discussão, expondo novamente o exemplo da dramatização feita anteriormente pelo grupo, sobre o assunto. Nesta feita, será proposta uma análise individual e oral em que o jovem diga em que mudou nos seus conceitos sobre o tema, desde o dia da primeira atividade com hoje. Em que ponto tem contribuído amplamente para agora estar mais consciente da necessidade de internalização do assunto.
- encerra-se o assunto com a dinâmica do romance. Essa dinâmica é muito conhecida, em que cada participante escreve uma serie de respostas, baseadas nas perguntas pré-formuladas pelo facilitador. Após responder, o facilitador faz outras perguntas as quais deverão ser respondidas baseadas nas respostas que cada um deu anteriormente, seguindo-se a ordem. O resultado é interessante, onde se tem umas respostas muito engraçadas. Essa dinâmica servirá de descontração do grupo.
* Viagem ao Encantado. Passeio coordenado pelo Orientador Social a fim de beneficiar os jovens com um dia de lazer e descontração. Na mesma ocasião, dar-se uma oportunidade dos jovens conhecerem a região paisagística da natureza que o próprio município possui. Alem de apreciar o que ela tem de melhor para nos oferecer.
- tirar fotos de todos os jovens, das pedras, do rio, das cachoeiras, da vegetação.
* Visita de profissionais graduandos. O convite de graduandos de várias áreas de atuação deverá ser feita para mostrar, num dia especifico do mês, aos jovens as possibilidades de escolha da profissão. Cada profissional estará explicando sua profissão, dizendo sua experiência enquanto universitário, quais estratégias utilizou para poder alcançar essa formação; qual a finalidade de sua ocupação. Alem desse momento de explicação, cada jovem poderá fazer perguntas e conhecer de perto os futuros profissionais jovens que já estão à par da realização.
- Esse trabalho será realizado no auditório com a presença de toda comunidade do CRAS.
* Dinâmicas de descontração:
· Coelho fora da toca: trabalhar a estratégia, motricidade do jovem;
· Casamento: Desenvolver a afetividade, interação do grupo;
· Dança das cadeiras;
· Dança em geral, cada um leva uma musica que quer ouvir para compartilhar com o grupo e dançar em um dia especifico do mês.
* Dia de lazer no Lions Clube. Proporcionar para o grupo esse dia de lazer com banho de piscinas, lanches, refrigerantes, juntamente com alguns participantes de outras oficinas do CRAS, para assim promover a interação e integração entre a clientela.
- participação do grupo de capoeira, usando som, musica e instrumentos de percussão para a descontração e agito dos participantes.
* participação de todos os jovens do Projovem na programação do Dia das crianças. É um evento do CRAS em que todas as famílias são convidadas a trazerem seus filhos para a festa do Dia das Crianças. Acontecem sorteios, jogos e brincadeiras diversas, distribuição de brinquedos, alem do mais importante trabalho – o Festival de talentos. Para participar, alguns jovens do Projovem são convidados a se inscreverem em alguma categoria do Festival. Dentre elas: Canto, dança, dublagem, duplas, coreografias, etc. O vencedor levará prêmios, os quais ainda concorrem a cestas básicas e sorteios de brinquedos.