segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Plano de Ação para o mês de Novembro 2009

* Estudo sobre a Violência Sexual contra o Adolescente. Aqui serão abordados um conteúdo muito publicado em telejornais e revistas, mas que agora estarão sendo debatidos entre o grupo. Dentre os temas estarão sendo propostos: Abuso sexual intrafamiliar, e Exploração sexual e comercial.

- baseado na cartilha da Deputada Federal Maria do Rosário, lançado em 2003, as discussões transcorrerão da seguinte forma:

- Serão distribuídos copias de trechos da cartilha para cada jovem, onde será lido integralmente todas as definições e comentários lá escritos, tendo em vista que o conteúdo é bem didático e de fácil compreensão.

- a seguinte tarefa: Após a leitura e discussão do conteúdo, inicia-se a divisão dos grupos que explorarão o conteúdo de forma mais contundente possível, de acordo com suas experiências, conhecimentos. Dessa forma, todas cumprirão a tarefa de socializar suas depreensões sobre o tema. Assim o grupo I ficará com a temática: Exploração Sexual Intrafamiliar e as ações que configuram esse abuso; o grupo II: Exploração Sexual Comercial e as ações que configuram esse abuso; Grupo III: Quem são os abusadores e quem são os exploradores? E Grupo IV: Quais os tipos de abuso sexual e quem são as vitimas dessas duas formas de abuso.

- as apresentações se darão em:

  • Dramatização;
  • Exposição em cartazes;
  • Texto em prosa;
  • Desenho em quadrinhos ou charges;
  • Elaboração de folder.

Ficará a critério do grupo eleger uma ou mais formas de exposição da atividade.

* Gravidez na adolescência. Esse ponto chave do planejamento vem complementar, ou ainda, continuar a discussão frente à temática da sexualidade. Nesse caso, seguir-se-á uma dinâmica de auto-policiamento do jovem.

- será distribuído para a turma um texto que resume a problemática da gravidez precoce, em que se discorre a definição e a problematização do tema, além de noções de como evitar.

- segue-se a discussão, expondo novamente o exemplo da dramatização feita anteriormente pelo grupo, sobre o assunto. Nesta feita, será proposta uma análise individual e oral em que o jovem diga em que mudou nos seus conceitos sobre o tema, desde o dia da primeira atividade com hoje. Em que ponto tem contribuído amplamente para agora estar mais consciente da necessidade de internalização do assunto.

- encerra-se o assunto com a dinâmica do romance. Essa dinâmica é muito conhecida, em que cada participante escreve uma serie de respostas, baseadas nas perguntas pré-formuladas pelo facilitador. Após responder, o facilitador faz outras perguntas as quais deverão ser respondidas baseadas nas respostas que cada um deu anteriormente, seguindo-se a ordem. O resultado é interessante, onde se tem umas respostas muito engraçadas. Essa dinâmica servirá de descontração do grupo.

* Viagem ao Encantado. Passeio coordenado pelo Orientador Social a fim de beneficiar os jovens com um dia de lazer e descontração. Na mesma ocasião, dar-se uma oportunidade dos jovens conhecerem a região paisagística da natureza que o próprio município possui. Alem de apreciar o que ela tem de melhor para nos oferecer.

- tirar fotos de todos os jovens, das pedras, do rio, das cachoeiras, da vegetação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião