segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Plano de Ação do Projovem Xique-Xique 2009

Ciclo I

Nesse primeiro ciclo serão desenvolvidas atividades que tenham como objetivo acolher os jovens, criar vínculos com o Orientador Social, promover o reconhecimento entre si no Coletivo e apresentar o Projovem Adolescente no ciclo, identificando as expectativas dos jovens sobre os serviços a serem realizados no período.

Plano de Ação do Mês de Março

Primeira semana:

- apresentação das turmas ao orientador, expondo os objetivos do projovem adolescente, responsabilidades que serão assumidas por todos;

- exposição das atividades que se planejam alcançar no primeiro trimestre;

- explicar como funciona o projovem: quais aspectos o projeto visa enfatizar nos processos de formação do jovem; que são os encontros? E oficinas?

Segunda semana:

- inicio das atividades propostas pelo Percurso Socioeducativo;

- dinâmica de entrosamento: Dinâmica do nome: consiste em que cada componente diga seu nome, fazendo um gesto qualquer, em seguida a turma repete a nome dele e o que ele fez;

- dinâmica dos nomes: dizer o significado dos nomes a partir da letra que inicia. Boa para descontração.

* estudo sobre: Juventude e Direitos Humanos e Sócio-assistenciais:

Atividade I, etapas 1 a 4: quem somos? O que nos torna especiais; o que queremos; de onde viemos; o que significa ser jovem hoje?

Terceira semana:

* Dinâmica da mensagem nas costas. Objetivo: Ser capaz de observar as atitudes de cada indivíduo no grupo, procurando compreender qual intenção ou expressão ele quer demonstrar para todos.

* Vídeo Sapateado: apresenta uma dança do sapateado e ao mesmo tempo emite uma série de palavras de motivação. Objetivo: desenvolver no jovem o espírito de motivação, auto-estima, coletividade, amizade, companheirismo, etc, definindo as palavras que vão sendo expostas e sua importância para o grupo e no planejamento de vida.

Quarta semana:

* dinâmica da dificuldade de um consenso: Objetivo: trabalhar os valores e princípios morais do jovem, discutindo suas diversas formas de definir-los em cada situação e comunidade. Rever os princípios de convivência em grupo, valorizando a família e o grupo social a que pertence.

* discussão sobre os princípios e regras de Convivência: observar as opiniões diferentes de cada um dos jovens sobre cada princípio, promovendo a participação de todos.

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