* Estudo sobre a Saúde: Nesse dia especifico será trabalhado um slide que mostra sete sugestões para preservar o meio ambiente
- verificar as sugestões dos jovens, complementando as falas com dialogo em grupo.
* Estudo sobre o Bairro: O jovem deverá percorrer as ruas de seu bairro, fazendo uma descrição social, econômica e espacial do bairro. Dessa forma, deverá verificar as condições de moradia, de saneamento, das famílias, mas de forma visual e espontânea, de acordo com sua impressão individual do momento e depois entrar em consenso com sua dupla. Atividade feita em dupla.
- Cada dupla levará consigo uma folha de oficio e uma prancheta onde anotarão os pontos de relevância de sua observação. Feito isso retornar à sala de reuniões para as conclusões.
- A seguinte etapa: todos os jovens de volta para a sala de aula se juntarão em dois grandes grupos que farão as conclusões que cada dupla conseguiu verificar em suas análises. Forma-se então dois grupo de discussão.
- Em outro encontro cada grupo devera apresentar em cartazes, suas concepções do bairro, listando os pontos positivos e negativos do bairro. Exposição de cada grupo em sala.
* Dentre essas exposições, os jovens deverão apresentar os seguintes tópicos: Condições sociais do bairro; Lazer e entretenimento existentes (quadra de esportes, parques, praças, etc.); Progressos no bairro; Oportunidades de empregos e serviços; e Relações sociais (incluindo as diferenças sociais).
* Dinâmicas para descontração:
- Dinâmica do nó: objetivo de trabalhar em grupo e resolver problemas por meio da cooperação e estratégias coletivas.
- Pato, papo, oca: objetiva desenvolver a atenção, habilidade coordenação motora do jovem;
- Avenida-rua: desenvolve agilidade, trabalha os músculos dos membros superiores e inferiores, estratégia e cognição;
- Barra manteiga: trabalha os movimentos do jovem, sua agilidade, estratégia e rapidez de raciocínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião