segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Peça teatral Criado pelos alunos do Projovem apresentados na Conferencia de Assistência Social

PEÇA TEATRAL: RECOMEÇO

Essa peça tem como objetivo representar um pouco a realidade de muitas famílias de nossa comunidade, que ao ingressarem no Centro de Referência de Assistência Social começam a presenciar.

Personagens:

Antonio, Maria, Zefinha (a vizinha), Zica (moradora da rua do CRAS), Recepcionista.

Figurantes

Três filhos de Antonio e Maria (um adolescente e duas crianças), Três Compradores, Assistente Social e Psicóloga.

Cenário:

A sala de uma casa com mesa cadeiras e vassoura.

Mais na frente, uma mesa de recepção com uma cadeira.

Ato I – Na casa

Maria esta varrendo a casa quando seu marido Antonio entra embriagado com um litro na mão:

Antonio:

- “Eu não sou cachorro não, pra viver tão humilhado”.

Maria:

- Mas Antonio! Olha que situação você está?!!! O que está acontecendo? Bebendo de novo?

Antonio:

- Colé nada mulher!!! Você num ta sabendo? Pois é... perdir meu emprego. Minha vida está uma droga.

Maria:

- Cumé que você gasta o dinheiro com cachaça homem??!!! Você ta doido?

Antonio:

- AHHh mulher, não é você que custei as despesas aqui dessa casa. Quem é que compra tudo aqui? Você só sabe reclamar...

Maria:

- Não fale assim comigo Antonio!!!

Antonio:

- Esses meninos só vão pra escola? O que você quer? Vai deixar eles sem fazer nada? Vê se dar uns conselhos pra eles!!!

Maria:

- Calma Antonio, Você precisa ter calma, Não se altere

Ato II

*Zefinha, esteve presente em toda discussão, ouvindo a conversa. Como intrometida, depois da discussão vai procurar Maria

Zefinha:

- Já vi que esta com problemas com o marido né Maria?

Maria:

- Pois é Zefinha, meu marido chegou bêbado em casa e me disse muita coisa, agora esta de mal comigo. Tenho que fazer alguma coisa. Ainda por cima perdeu o emprego.

Zefinha:

- Puxa vida!!! Eu estava ouvindo a discussão de vocês dois mesmo...O negócio estava feio... Mas cá pra nóis. Eu ouvi dizer de um lugar que faz bordado, crochê, manicure e outras coisas mais. É um negocio de assistência Social lá na rua de Zica. Pergunte a ela. Quem sabe você não aprenda alguma coisa lá, que melhore a sua vida aqui nessa casa. Que pelo que to vendo, vi piorar a qualquer momento.

* conversando com Zica no caminho:

Maria:

- Olá Zica tudo bem? A Zefinha me falou de um lugar que ensina a fazer bordado e crochê.

Zica:

- ah tah, é no CRAS!!! Eu estou há três meses fazendo um curo de artesanato lá. Esta muito legal lá. E as oficinas que tem lá são muito boas com muitas opções de cursos profissionalizantes. No final ainda posso sair com um certificado que garanta meu futuro profissional e melhor sustento pra minha família. Já estou indo pra lá. Converse com a recepcionista.

* No CRAS:

Maria;

- Bom dia!!! Fiquei informada que aqui no CRAS são oferecidos cursos profissionalizantes para as famílias. Quero saber como funciona.

Recepcionista:

- Olá bom dia, é isso mesmo que você falou e muito mais. Nesse Centro de Referencia e Assistência Social, o chamado Cras, proporciona a todos os moradores diversas oficinas cujo objetivo é capacitá-los pra desenvolver sua própria fonte de renda, oferecendo alternativas de renda para a família.

Maria:

- Nossa Senhora!!! Essa é a uma ótima opção pra mim mulher!!! Mas mesmo que quisesse vir, seria impossível. Tenho três filhos, um adolescente e dois pequenos. Não posso deixar eles em casa, ainda por cima meu marido está um pouco angustiado. Não anda muito bem comigo. Não sei o que fazer. Por estar desempregado, ficou um pouco nervoso.

Recepcionista:

- Oh!!! Maria, você esta no lugar certo mesmo!!! O melhor de tudo isso que te falei é que no CRAS dispomos de uma equipe técnica composta de Psicólogo e Assistente Social que darão todo o apoio familiar que você precise. Desta forma, a senhora e seu marido poderão conversar a qualquer momento, buscando a melhor orientação para o seu relacionamento.

Maria:

- Hummm!!! Que legal!!!, o Cras chegou na hora certa em nossa comunidade. Já trouxe até meus documentos pra fazer o meu cadastro!

Recepcionista:

- E em relação aos seus filhos, para cada idade temos grupos e projetos muito integradores para eles. Temos o Projovem Adolescente para o seu filho mais velho, o Pelotão Mirim e a Brinquedoteca para os seus filhos menores.

Maria:

- Nossa Senhora!!! Quero começar agora. Posso? Gostei da oficina de bordado e crochê. Posso me inscrever?

* Cena mostrando a instrutora de bordado, dando as boas vindas a Maria e ensinando o bordado.

* Fundo musical bem agitada. Os filhos no curso com seus monitores.

* Cena mostrando suas produções feitas já comercializando. Daí entra os compradores (Ao som da música).

* Cena de Maria entrando em casa, abraçando o marido. (Som Baixo).

Maria:

- Ohhh!! Antonio, veja o que já consegui no meu primeiro dia de trabalho. Agora posso trabalhar também e ajudar com a despesa da casa.

Antonio:

- Que bom!! Eu também fui no Cras e me consultei com a psicóloga. Percebi muitas coisas que faltava em mim. Hoje conversando com meu patrão com a cabeça no lugar, ele me readmitiu no emprego.

(Risos).

Antonio:

- Eihhh!!! Parece que o problema estava em mim. Agora me sinto bem melhor.

Todos gritam: “Vivam nossa família”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião