segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Plano de Ação para o mês de Setembro 2009

* Estudo sobre a Saúde: Nesta atividade está prevista uma aula volta para a educação sexual do jovem, onde serão abordados temas para discussão. Os jovens terão a oportunidade de tirar dúvidas e de discutir idéias e ações que promovam a conscientização do Coletivo sobre as DSTs e toda sorte de doenças negligenciadas pela população.

- distribuição de folhetos informativos com 6 (seis) tipos de doenças transmissíveis. Dessa forma, seis grupos estarão lendo,discutindo entre si, depois estarão expondo de forma criativa cada tema. As apresentações se darão no auditório com a presença de toda a clientela do CRAS num dia especificamente combinado, para que todas as oficinas participem e vejam os trabalhos das equipes. Dentre as doenças analisadas estão: DSTs, Câncer de mama, Câncer do colo de útero, Câncer de próstata, Aids e o uso correto da camisinha, Mal de chagas, Sexualidade na adolescência.

- Obs.: Todos esses temas são retirados dos folhetos informativos distribuídos gratuitamente pelo posto de saúde da comunidade, de sorte que nenhum conteúdo será de livre expressão, mas baseado nas informações que deles são obtidos.

* encontro com a psicóloga Camila Galvão. Esse trabalho está planejado para que se tenha uma aproximação do jovem com o setor de psicologia do CRAS. O jovem terá a oportunidade de realizar um teste auto-avaliativo oferecido pela psicóloga, para que este reconheça mais seus atributos e objetivos de vida. Ao mesmo tempo, nessa atividade a psicóloga analisará o perfil de resposta de cada jovem para obter um diagnóstico preciso que ela deseja para posteriores análises individuais e/ou coletiva do grupo.

- no encontro serão feitas perguntas como: Quem é você? O que deseja? De que gosta e o que não gosta? Do que é capaz? O que quer fazer? Como fazer para alcançar o que quer?

* visita à Subestação de Tratamento de Água de Xique-Xique. Nessa proposta de atividade o jovem terá a oportunidade de conhecer o Centro de Tratamento de Água, desde o momento de obtenção da água do rio até o preparo para o consumo. Os profissionais, juntamente com o Orientador Social, estarão guiando os jovens até local, onde será observado todo procedimento que se dá no tratamento. Questões, dúvidas serão debatidas no local, relacionando toda experiência com os conceitos e estudos sobre o Meio Ambiente anteriormente discutido nos encontros.

- no encontro seguinte será feita uma exposição de slides mostrando a natureza em diversos pontos do planeta, as maravilhas das paisagens, a beleza das florestas, dos animais, da água. Nessa mesma atividade será mantida a discussão sobre o compromisso de cada cidadão em proteger seu ambiente, preservar-lo. Essa conscientização partirá da proposta de gerar um sentimento de responsabilidade e de amor ao lugar onde vive. Ainda serão enfatizadas as questões de preservação do patrimônio natural, físico e escolar e público em sua totalidade.

- confeccionar cartazes com figuras, imagens retiradas de revistas de florestas, matas, etc., reforçando o apelo à preservação do Meio Ambiente. Os cartazes estarão expostos na sala para serem visto constantemente pelos jovens no decorrer do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião