segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Plano de Ação do Mês de Maio 2009

Primeira Semana

* Discussão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos: Direito à vida, à liberdade, e à segurança de sua pessoa.

* Divisão em grupos da turma para desenvolvimento das temáticas sobre Direitos Humanos. Estudo dos artigos 3º, 4º, 5º e 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

- cada grupo deverá ler um trecho do texto sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente que será entregue pelo orientador, refletindo sobre a temática. Depois deverá expor suas conclusões para a turma.

- discutir: Jovem e Trabalho

* falar sobre a importância da nossa ocupação de acordo com nosso conhecimento; o que leva a desenvolvermos algum conhecimento, as técnicas que utilizamos para realizar nosso trabalho.

- distribuir em papel oficio o conteúdo: Solidariedade versus Competição na economia. (texto de apoio do módulo pg. 94), introduzindo a discussão sobre a competição no mercado de trabalho, que deve culminar com as dinâmicas a seguir:

- Dinâmica das cadeiras, dança das cadeiras e dança cooperativa (Dinâmicas sugeridas pelo módulo, página 76 e 77).

* discussão do tema: Trabalho e tempo livre, baseado no texto (pg. 76),

* estudo sobre: Jovem e Trabalho

- Atividade 2: os sentidos do trabalho

Etapa 1: tiras de papel para registro do significado de trabalho

Etapa 2: comparando os conceitos de trabalho dado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Etapa 3: recorte de imagens de trabalhadores no exercício de seus ofícios. Fazer descrições conforme estão sugeridos na pág 72. Socialização dos grupos sobre as conclusões de cada um baseados nas questões: Como você definiria a sociedade atual em relação a oportunidade de inserção do jovem no mercado de trabalho? O que torna a sociedade atual diferente da que nossos pais? O que deveremos fazer para nos incluirmos na sociedade, a fim de conquistarmos o emprego desejado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião