Primeira Semana
* Discussão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos: Direito à vida, à liberdade, e à segurança de sua pessoa.
* Divisão em grupos da turma para desenvolvimento das temáticas sobre Direitos Humanos. Estudo dos artigos 3º, 4º, 5º e 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente.
- cada grupo deverá ler um trecho do texto sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente que será entregue pelo orientador, refletindo sobre a temática. Depois deverá expor suas conclusões para a turma.
- discutir: Jovem e Trabalho
* falar sobre a importância da nossa ocupação de acordo com nosso conhecimento; o que leva a desenvolvermos algum conhecimento, as técnicas que utilizamos para realizar nosso trabalho.
- distribuir em papel oficio o conteúdo: Solidariedade versus Competição na economia. (texto de apoio do módulo pg. 94), introduzindo a discussão sobre a competição no mercado de trabalho, que deve culminar com as dinâmicas a seguir:
- Dinâmica das cadeiras, dança das cadeiras e dança cooperativa (Dinâmicas sugeridas pelo módulo, página 76 e 77).
* discussão do tema: Trabalho e tempo livre, baseado no texto (pg. 76),
* estudo sobre: Jovem e Trabalho
- Atividade 2: os sentidos do trabalho
Etapa 1: tiras de papel para registro do significado de trabalho
Etapa 2: comparando os conceitos de trabalho dado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Etapa 3: recorte de imagens de trabalhadores no exercício de seus ofícios. Fazer descrições conforme estão sugeridos na pág 72. Socialização dos grupos sobre as conclusões de cada um baseados nas questões: Como você definiria a sociedade atual em relação a oportunidade de inserção do jovem no mercado de trabalho? O que torna a sociedade atual diferente da que nossos pais? O que deveremos fazer para nos incluirmos na sociedade, a fim de conquistarmos o emprego desejado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião